Assistindo a documentários recentemente vi algo sobre as abelhas estarem sumindo (pra não dizer morrendo). E fiquei a pensar nisso por vários dias. Eu como alguns sabem gosto muito de plantas e algumas vezes comercializo e neste ramo quem produz quer cultivar as plantas que mais são vendidas por aí a fora. E fiquei a pensar que estava começando a ficar igual a todo mundo querendo coisas novas e deixar de produzir as plantas da minha região. Algo porém muito perigoso, pois quando deixamos de cultivar e preservar as espécies da nossa região e ou país meche-se completamente com o eco-sistema daquele local.
Rosas do deserto são lindas não podemos negar, mas essas plantas tem se alastrado em nosso país como uma praga todo mundo quer (como havia dito antes, eu também fui na onda e neste momento tenho várias mudas plantadas), porém elas não servem de alimento pra borboletas, beija-flor e nem para as abelinhas de quem tanto amamos o mel. Então tomei uma decisão, não vou mais cultivar em grande escala essas plantas exóticas vindas de outros países e sim cultivar e incentivar a plantarem espécies da minha região e de todo o Brasil. Tenho pés de açaí, uma frutinha sem gosto algum, mais muito nutritiva quando fazemos o sumo e quando tá florindo as abelinhas amam e ficam colhendo o polem. Vamos repensar os nossos caprichos e pensar no bem está nosso e no bem estar dos nossos filhos.
Em 03-02-2018 uma amiga relatou que a rosa do deserto dela havia dado sementes naturalmente, fiquei cética porém acho que pode haver a possibilidade da abelha jataí está polinizando as rosas do deserto mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário