sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Meu beija-flor

 

Imagem 01 - Quando não éramos amigos ainda, só o via de longe. 

 imagem 02 - Ele foi se aproximando aos poucos

Amo esses pequeninos lindinhos, antes não tínhamos amizade, éramos estranho um ao outro, muitas vezes o vi pelo meu jardim, mas sempre que me percebia ia embora, e eu nem ligava.



Imagem 03 - ate que chegou perto de casa

Certo dia ele entrou em minha casa e ficou muito agitado se batendo pelas paredes e teto. Fiz meu esposo subir numa escada e com muito cuidado tentar pegá-lo e deu certo. O coloquei pra fora e voou. Como vi que ele estava muito cansado resolvi molhar uma laranjeira com a mangueira para ele notar e vir tomar água caso quisesse a ainda estivesse por perto. Acertei, mas antes dele veio outro beija-flor se refrescar. Então ele veio todo tímido e se refrescou ali.

Imagem 04 - ele sofreu um acidente caindo numa poça d'água e o salvei
 

Nossa amizade começou assim, eles estavam, viviam no meu jardim mas como eram tão pequenos e muito rápidos as vezes pensava que era um besouro que tinha passado perto de mim. Hoje como somos amigos, conversamos e sempre que eles querem vem conversar comigo. Só não consigo entender nada, mas sei que são amiguinhos pois sempre param na frente do meu rosto e fazem uns barulhinhos, e quando saiu pra cuidar do jardim estão lá para fazer-me companhia.

Imagem 05 - mais um dos dias que o salvei de dentro de casa

Meu beijinho em minhas mãos. Mas evito muito contato físico pra ele não achar que todo ser humano é bonzinho e ser vitimado por algum sem noção por ai. 

Imagem 06 - Beija-flor fêmea. Certeza? Não, não tenho. Mas minha intuição me diz que é uma fêmea pois o macho não a expulsa do local. 


Imagem 07 - um beija-flor bebê. Quando filhotes eles fazem um canto diferente dos adultos. É lindo de ver a alegria deles ao saírem do ninho. E nessa fase o macho é tolerante com os filhotes, na fase adulta os põe pra correr do seu território. 


Então acima temos a melhor dica para quem quer ter proximidade com esses lindos passarinhos chamados colibris. Plante muitas flores que tenham abundância de néctar. 

Os beija-flores se alimentam de minúsculos insetos, bebem néctar e comem o dicinho das frutas como manga, cajú, banana. 

Suas flores prediletas, primaveras, camarão vermelho, flores de noni, flores de coco, flores de sara tudo, flores de laranjeira, flores de coco, zínias e etc. 


Eu chamo o meu beija-flor de Bocelli pois ele ama cantar na minha janela todos os dias pela manhã. 



As imagens possuem direitos autorais. Caso necessite delas para algum estudo, solicite autorização.